segunda-feira, 16 de julho de 2012

BANCOS SUGEREM EMPRESTIMOS MAIS CAROS AOS CLIENTES


O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor realizou uma pesquisa com os seis maiores bancos do País e encontrou dificuldade para contratar empréstimo pessoal e incentivo a opções mais caras de crédito. Também não informaram adequadamente o Custo Efetivo Total, que soma todos os custos que o cliente tem com a operação, desde juro até tributos.
As agências visitadas são do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander. O Idec solicitou um empréstimo de R$ 300 para ser quitado em cinco vezes. Três dos bancos - HSBC, CEF e Itaú - sugeriram o cheque especial, que é o segundo juro mais alto do mercado, atrás apenas do cartão de crédito.
Com exceção do Banco do Brasil, as outras instituições deram informações incompletas ou incorretas sobre o CET. Também foi identificada venda casada, com a obrigação de o cliente comprar um seguro.
O Idec também orienta o consumidor a verificar o prazo para pagamento. Quanto mais distante da data de contratação, mais caro custará o empréstimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário