sábado, 21 de julho de 2012

LOTAÇÕES VÃO ACEITAR CARTÃO TRI

As lotações de Porto Alegre passarão a aceitar o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público da Capital, o TRI. Conforme anunciado pela prefeitura nesta sexta-feira (20), assim como o modelo em funcionamento nos ônibus, usuários do TRI poderão usar créditos (o passe-antecipado) nos táxi-lotações. Créditos com passagens de estudantes, isenções e vale-transportes, no entanto, não serão aceitos. A alegação da EPTC é que as leis que regulamentam o tema, abordam somente o transporte público coletivo e não o transporte seletivo.

O convênio para a implantação do sistema foi assinado nesta tarde pela prefeitura, Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL).

Segundo o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, a previsão é de que até o final deste ano seja efetivada a integração, envolvendo também o cartão SIM, do Trensurb. Conforme o Executivo municipal, além de incentivar os usuários a usarem cada vez mais as lotações, reduzindo número de carros nas ruas, a bilhetagem deverá diminuir a utilização de dinheiro em espécie, o que torna as viagens mais seguras.

Já o presidente da ATP, Ênio dos Reis, destacou que a redução do uso do dinheiro nas lotações vai exigir menor tempo de parada para o troco. "Esse é um momento histórico para o transporte coletivo e seletivo, pois nossa cidade terá um cartão único que poderá ser usado em Porto Alegre e Região Metropolitana", destacou.

Atualmente, são feitas cerca de 100 mil viagens de lotação por dia em Porto Alegre, em 29 linhas distribuídas. O sistema de transporte seletivo funciona desde 1977, quando começaram a circular as primeiras linhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário