Os contratos com as empresas Univias, Brita Rodovias, Santa Cruz
Rodovias, Coviplan e Rodosul, que se encerram no primeiro semestre de
2013, não serão renovados, conforme anúncio feito ontem em ato público,
no Palácio Piratini. As rodovias estaduais que hoje fazem parte dos
sete polos rodoviários, criados em 1998, passarão ao controle da
Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que adotará o modelo de pedágio
comunitário. A praça de Farroupilha, na RS-122, será extinta. Já as
rodovias federais incluídas no programa de concessão serão devolvidas
ao Ministério dos Transportes, que pretende suspender a cobrança de
tarifa.
Em discurso, o governador Tarso Genro (PT) criticou a
forma como os contratos foram fechados, sem a exigência de que as
empresas executassem obras de melhoria nos trechos concedidos. “Os
contratos que foram feitos pelo governo (Antonio Britto) que apresentou
esse plano são lesivos aos interesses da sociedade, que só permitiram
às empresas acumular, e elas fizeram bem em pegar esse serviço. Quantas
pessoas não desejariam pegar essa mamata?”, disse o governador.
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