segunda-feira, 20 de maio de 2013

FEDERICO PISTONO PREVÊ DESEMPREGO EM MASSA

A frente de seu tempo? Visionário? Maluco? Você pode definir Federico Pistono da forma que preferir, mas não pode negar que seus pensamentos causam desconforto e deixam qualquer um intrigado. Confira a entrevista dele, publicada hoje no Jornal do Comércio, sobre o livro Robots Will Steal Your Jobs, But That’s OK – How to Survive to the Economic Collapse and be Happy. A obra está disponível gratuitamente no site http://www.robotswillstealyourjob.com/.


1- Seu livro diz que os robôs vão roubar o emprego de todos nós. Como isso acontecerá?

Federico Pistono - 
Já está acontecendo. A Foxxcom tem planos de colocar milhões de robôs nas suas fábricas. A Amazon pretende automatizar seus estoques. Tecnologias como o Google Car devem substituir milhões de motoristas. O nível de população empregada nos Estados Unidos está na porcentagem mais baixa da história. Após cada nova recessão econômica, menos pessoas voltam a ser empregadas do que antes. 

2 - Como a sociedade deve se organizar numa era de desemprego em massa?

Pistono -
 No futuro, o conforto material deverá ser um direito humano assegurado. Eu acredito numa nova organização, baseada em 3Ds: digitalizar, democratizar e distribuir. Com o avanço da tecnologia, as pessoas poderão usar impressoras 3D para fabricar em casa diferentes coisas de que elas precisam para viver, a um custo muito baixo. Porque não baixar um arquivo com o design de um tênis e imprimir ele em casa?

3 - E se as empresas não quiserem entregar o arquivo com o design do tênis?
Pistono - Os sites de compartilhamento de conteúdo na Internet estão evoluindo de uma maneira em que é impossível acabar com eles. Em breve, será impossível localizar os servidores onde o conteúdo está armazenado e tirar eles do ar. É impossível impedir a informação de ser livre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário