sexta-feira, 21 de junho de 2013

MAIS DE 20 MIL PESSOAS PARTICIPAM DE MANIFESTAÇÃO EM PORTO ALEGRE

Cerca de 20 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, saíram novamente em marcha pelas ruas de Porto Alegre nesta quinta-feira. Apesar da maior parte da multidão ter feito a caminhada em paz, mesmo abaixo de chuva na maior parte do tempo, outra vez houve confrontos entre um grupo de manifestantes e a polícia, placas de sinalização e estabelecimentos comerciais foram depredados e contêineres queimados.

De acordo com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), dez equipamentos foram incendiados durante a manifestação. Houve confrontos com a BM na região das avenidas Ipiranga e João Pessoa e nas proximidades da prefeitura. Quatro pessoas foram atendidas no Hospital de Pronto Socorro, feridas durante o protesto. A BM informa que 18 manifestantes foram presos.


Lojas da Avenida da Azenha receberam pedradas e a força do próprio corpo dos manifestantes para que, aos poucos, fossem danificadas. Mochilas, cadernos e baterias foram furtados sem interferência da polícia. Tapumes colocados na concessionária de motocicletas atacada na segunda-feira duraram pouco tempo. O apelo a favor da paz grafitado na madeira cor-de-rosa não comoveu o grupo que também cometeu saques de materiais.


A destruição chegou novamente às agências bancárias, como a do Itaú, na Azenha, do Banrisul, na João Pessoa, do Banco do Brasil, na Venâncio Aires. Ao todo, a BM contabilizou danos em sete bancos. Danificado em menor escala na segunda-feira, o Shopping João Pessoa não foi poupado da fúria. O mobiliário urbano foi usado como alvo e como instrumento de ataque. Lojas do Centro foram saqueadas, materiais escolares e notebooks foram roubados. Cerca de 25 pontos comerciais tiveram parte do patrimônio destruído e entre 10 a 15 locais foram saqueados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário