Você, provavelmente, já viu algum
programa de televisão em que um personagem entra em uma agência bancária de cor
amarela e pensou na mesma hora. “Hum, propaganda do Banco do Brasil”, é ou não
é? Sabe por que isso ocorre? É porque na construção dessa campanha e da marca
da empresa foram utilizadas técnicas de Neuromarketing , uma ferramenta que
ainda é nova no Estado, mas que já tem alguns especialistas prontos para
disseminarem essa ideia.
O neuromarketing é uma ferramenta
considerada importante para entender as reações neurológicas desencadeadas por
estímulos externos ao consumidor. Logo, fundamental para a lógica de vendas.
Por tecnologias de Ressonância Magnética, imagens revelam o comportamento do
cérebro diante da percepção ao gosto, cor, som, cheiro e sensações do produto
que está sendo exposto. No Brasil, contudo, os estudos ainda são incipientes.
De acordo com o especialista
Cesar Pancinha, diretor da CAPC Consultoria, o principal motivo para o baixo
uso desta ferramenta na gestão da comunicação e do marketing nos negócios é a
baixa disposição de equipamentos e profissionais para a realização das
pesquisas. “As técnicas que não exigem investimento em equipamento e, sim,
apenas em pesquisa, estudo e observação estão se difundindo muito”, afirma.
Especialista nessa ferramenta,
Fernando Antunes, ministra o Connect: o mundo das estratégias nas novas mídias, um curso em Porto Alegre sobre como transformar as
técnicas de Neuromarketing e Coaching em estratégias nas redes sociais.
“Querendo ou não, as marcas já ingressaram nas redes sociais. Se não por
vontade própria, pela vontade de elogiar ou de criticar do público que as
consomem e por isso é preciso elaborar uma forma de transformar essa massa em
fãs”, explica.
O curso é direcionado para
analistas, gestores, estudantes de comunicação e demais profissionais de
Recursos Humanos, Comunicação e Marketing. Empresas como Nex Group, Agralle,
Opus, PUCRS, Receita Federal, Olvebra, Finger Móveis Planejados, Hotéis Serrano
e Imobiliária Leindeker já participaram do curso. Mais informações e a ficha de
inscrição podem ser obtidas pelo telefone (51) 3779-2222 ou pelo e-mail
contato@22b.com.br, até segunda-feira (15/07).
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