segunda-feira, 16 de julho de 2012

GOVERNO VAI FINANCIAR PROJETOS DE INOVAÇÃO

O governo deve lançar, no início desta semana, editais de subvenção para projetos de inovação tecnológica em diferentes áreas, informa o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix. “Inovação é área chave para o governo, e tem vários tipos de subvenção para projetos que estão no forno e que serão lançados.” Segundo ele, o subsídio será voltado para ideias de alto risco tecnológico e certamente haverá recursos direcionados para as áreas de tecnologia da informação (TI) e desenvolvimento de softwares.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ressaltou que as empresas estão interessadas em investir em inovação, mas, às vezes, encontram obstáculos. Assim, se o governo deseja que determinado equipamento ou programa seja desenvolvido, mas ainda há incertezas sobre sua viabilidade econômica, incentiva o setor privado a se debruçar sobre o projeto.

Para obter o benefício do governo, as empresas têm que apresentar uma contrapartida, que é a de investir R$ 2,00 para cada R$ 1,00 aplicado pelo Estado. Dessa forma, um terço do custo do projeto é bancado pelo governo a fundo perdido. A possibilidade de subvenção existe desde 2006, mas, desde janeiro de 2010, não havia novos lançamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário