terça-feira, 30 de abril de 2013

RS NA BRIGA POR GIGANTE CHINESA

O Rio Grande do Sul está entre os estados mais cotados para a instalação da Foton, maior fabricante mundial de caminhões e uma das mais valiosas companhias chinesas. A empresa tem 16 divisões – entre veículos e componentes – e cerca de 2.000 concessionárias na China. Atualmente, oferece seus serviços e produtos para mais de 90 países. No mercado desde 1996, já produziu e vendeu mais de 3 milhões de veículos e exportou mais de 60.000 produtos. Na América do Sul, o grupo já conta com importadores em países como a Colômbia, Bolívia, Chile e Peru.

No Brasil, a Foton irá iniciar a construção de sua fábrica ainda este ano, porém já está importando, há três anos. Neste período, a empresa investiu cerca de um milhão de reais somente em homologação dos modelos que chegam ao país totalmente adaptados a realidade brasileira. Até dezembro deste ano terão entrado no país via importação, aproximadamente mil unidades nos modelos semileve e leve, que variam entre 3,5 e 8,5 toneladas. Hoje a companhia conta com dez concessionárias da marca no país e tem como objetivo abrir mais 30 concessionárias até o final de 2013. A fábrica brasileira ocupará uma área de 1,5 milhão de metros quadrados e irá gerar mais de 400 empregos diretos. 
“Será o primeiro condomínio industrial para uma fábrica de caminhões no Brasil com capacidade de produção de 20 mil unidades ano em um turno”, diz Orlando Merluzzi, vice-presidente da Foton Aumark do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário