segunda-feira, 24 de junho de 2013

O DESAFIO DO 4G NO BRASIL

Um grande desafio espera as companhias telefônicas do Brasil: implementar e oferecer um serviço 4G de qualidade. De acordo com cronograma estabelecido pelo governo federal, todas devem ter a tecnologia à disposição dos clientes da Capital até o fim do ano.


A cobertura no Estado será adotada conforme o tamanho do município até o fim de 2017. A menos de um ano da Copa do Mundo, quando o serviço será requisitado, empresas pedem legislações menos restritas do que as atuais para instalação de antenas, ao mesmo tempo em que se preocupam em apresentar planos atrativos para vender a novidade.
Desde o leilão realizado no fim do ano passado para definir quais operadoras teriam acesso às bandas de transmissão do sinal de 4G — todas conseguiram — havia a certeza de que seria necessária nova infraestrutura e investimento por parte das empresas. Para o deputado Ernani Polo (PP), presidente da CPI da Telefonia na Assembleia, mesmo que os prazos estabelecidos pela Anatel sejam cumpridos, o serviço não será de qualidade.

O que é o 4G? 
4G é a sigla para a quarta geração de telefonia móvel. Implementado ao redor do mundo a partir de 2010, o 4G tem como principais benefícios uma velocidade de conexão à internet muito superior à da geração anterior, o 3G.

Qual a diferença de velocidade do 3G para o 4G? 
Tecnicamente, o 4G pode ser até 30 vezes mais rápido do que o 3G (1Mbps), chegando à velocidade de até 30 Mbps. O que ocorre na prática é que a estrutura brasileira não permite que as operadoras possam operar com essa velocidade, que depende de uma série de fatores (antena, aparelho, localização). No Brasil, a velocidade deve ficar entre 5Mbps e 10Mbps, ou seja, de cinco a 10 vezes mais rápido do que a tecnologia anterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário