sexta-feira, 26 de julho de 2013

PESQUISA CNI APONTA LULA MAIS POPULAR DO QUE DILMA

Pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na tarde de ontem (25), mostra queda na popularidade do governo federal, de 55% em junho para 31%. Em avaliação feita também nos governos estaduais, o Ibope aponta os governadores de Pernambuco, Paraná, Ceará e Minas Gerais como os mais populares e os de Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo como os menos populares. O instituto considera a popularidade média de governadores e prefeitos similar à da presidenta Dilma Rousseff.

As manifestações de junho são apontadas como fator determinante para a queda da avaliação da presidenta. Mas as críticas são distribuídas entre Executivo e Legislativo. Mais de 30% dos entrevistados reprovaram as respostas dadas por governantes e parlamentares.

No caso específico de Dilma, o Ibope afirma que a queda na popularidade, “que se iniciou com o crescimento da inflação, como apurado na pesquisa de junho, se intensificou após o início das manifestações públicas que tomaram conta do país a partir da Copa das Confederações”. A aprovação da maneira de governar caiu de 71% para 45%. O índice de confiança na presidenta recuou de 67% para 45%, enquanto o percentual de população que não confia subiu de 28% para 50%.

Entre os governadores, Sérgio Cabral (PMDB), do Rio, ocupa a lanterna em termos de aprovação, com 29%, seguido por Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, com 34%, e Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, com 40%. Os três ficam abaixo da média nacional, de 42%, e bem distante dos líderes da lista, Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, com 76%, Cid Gomes (PSB), do Ceará, com 54%, e Beto Richa (PSDB), do Paraná, com 52%. No caso das administrações estaduais, o Ibope não tem uma série que possibilite a comparação com os índices registrados antes das pesquisas.
Essa queda também se refletiu na comparação entre os governo de Dilma e de Lula. Foi a primeira vez, nesta gestão, que o percentual de quem considera o governo atual pior que o do anterior foi o mais alto entre as opções apresentadas aos entrevistados. Em julho, 46% disseram que o governo Dilma é pior que o de Lula, ante 10% que consideram melhor. Outros 42% consideram iguais.

Embora apontado como um fator de queda de popularidade, a inflação não aparece entre os principais problemas apontados. O primeiro da lista é saúde (77%), seguido de educação (39%), segurança pública/violência (38%), drogas (29%) e corrupção (27%). O controle da inflação e dos preços tem apenas 9%.


Segundo o Ibope, foram feitas 7.686 entrevistas, dos dias 9 a 12, em 434 municípios, sendo 2.002 para amostra nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário